Você já parou para pensar se a diferença de idade pode influenciar no tempo de duração de um relacionamento? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Emory, em Atlanta (EUA), a resposta é sim.
A pesquisa analisou os dados de 3 mil pessoas e concluiu que casais com idades próximas tendem a permanecer juntos por mais tempo. Segundo o levantamento, casais com até um ano de diferença apresentam apenas 3% de chance de separação.
Quando a diferença chega a 5 anos, o risco de divórcio sobe para 18%. Se o casal tiver 10 anos de diferença, a chance de término aumenta para 39%, e com 20 anos ou mais de diferença, o risco chega a impressionantes 95%.
Os pesquisadores explicam que, embora o amor e a afinidade sejam fundamentais, fatores como fase de vida, interesses, planos futuros e maturidade emocional podem interferir na harmonia do relacionamento.
A pesquisa reforça a importância de afinidades e sintonia entre os parceiros para a construção de relações sólidas e duradouras, independente da idade.